top of page

QUEM ACREDITA NA EVOLUÇÃO?

ATEÍSMO

O ateísmo nada mais é do que o uso da razão na presença de crenças religiosas injustificadas – ou seja, é a ausência de fé na existência de divindades que regem o Universo.

​

Luis Felipe, estudante do curso técnico em Eletromecânica do Instituto Federal da Bahia – Campus Jacobina, afirma ter em sua mente a clareza de que a evolução das espécies é totalmente plausível do ponto de vista lógico e crível. O mesmo cita o neo darwinismo como suporte às novas descobertas sobre os genes.

​

“Talvez haja uma forca superior que comande a formação do universo, pode ela ser uma equação de probabilidade ou nada, que é o que ele tem se mostrado, um universo pleno e complexo que em sua formação se mostrou nunca necessitar de um ser superior. A evolução ocorre simplesmente porque ela pode ocorrer.”, disse o entrevistado.

AGNOSTICISMO

O agnosticismo consiste em reivindicações religiosas e/ou metafísicas, tanto para o sim ou para o não. Para o agnóstico, o homem não é capaz de provar racionalmente a existência de um deus, deuses, ou seres sobrenaturais, assim como é incapaz, também, de provar a não existência dos mesmos.

 

A aluna do curso técnico em Eletromecânica do Instituto Federal da Bahia – Campus Jacobina, Ranna Menezes, afirma que tratar a origem do universo do ponto de vista criacionista significaria ignorar alguns milhares ou milhões de anos de existência universal, assim como as evidências de evolução das espécies e cataclismas, além de restringir toda a vida e a importância de um planeta.

 

“Perceba: se é admitido que o deus x criou tais coisas perfeitas e da forma como elas deveriam ser, logo, estas coisas não poderiam ter sofrido mudança, já que já eram perfeitas. Eu não vejo como admitir isso em meio a tantas provas reais de que toda a vida na Terra passou e vem passando por evoluções genéticas e fenotípicas, o universo tem se expandido, os astros mudam de lugar, morrem, dando lugar a outros, etc.”, discorreu a estudante.

 

A entrevistada ainda garante que as teorias evolucionista e criacionista são apenas formas diferentes de descrever a vida, sendo possível enxergar pontos de intersecção entre a religião e a fé. Acrescenta ainda que “o problema não está em acreditar na teoria x ou y, mas em ignorar as evidências de cada uma e se restringir a um pensamento que lhe leva à ignorância ou à conformação.”.

bottom of page