top of page

OS CRIACIONISTAS

CRISTIANISMO

Na crença cristã (Catolicismo, Protestantismo e Judaísmo), a criação divina do mundo só tornou-se possível por meio de um Deus único e absoluto. Ele é perfeito, existe por si só e não depende da existência do Universo.

​

Os mais tradicionais criacionistas defendem a teoria do Intelligent Design, ou seja, a teoria de que o universo e os seres vivos são melhores explicados por uma causa inteligente, um grande Arquiteto. Entretanto, em sua maioria, os cristãos judeus e protestantes não aceitam, em suma, o complemento que pode haver entre as duas teorias, e levam ao pé da letra o Gênesis.

​

Para Paulo Aldrin, cristão, a teoria darwinista

“jogou por terra a tese de que a vida precisou de

intervenção divina para existir”, criando um abalo

à fé cristã criacionista. O entrevistado ainda afirma

não ser possível ciência e fé andarem juntas:

“na verdade a ciência tenta explicar a fé e fé não se

explica, apenas crê e se vive”.

​

A Igreja Católica, por sua vez, se posiciona de forma

diferente. Apesar de acreditarem na criação divina,

a igreja também aceita a validade científica da teoria

evolucionista e defendem que esta não nega a

origem divina do mundo, mas descreve o método

que Deus usou para criar todas as coisas.

ESPIRITISMO*

*Por William Guterres,espírita.

O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material.

​

Os cinco princípios básicos da Doutrina Espírita são:

1. Existência de Deus

2. Imortalidade da alma

3. Pluralidade das existências

4. Pluralidade dos mundos habitados

5. Comunicabilidade dos espíritos

 

A Doutrina Espírita apresenta em seus princípios básicos as duas posições, ela é criacionista quando afirma que Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas e, também é evolucionista conforme podemos observar na pergunta 779 de o Livro dos Espíritos (L.E):

 779. A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

“O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social.”

​

Relacionando a gênese bíblica com a evolução física do globo terrestre, os 6 dias atribuídos como período de criação de nosso planeta, nada mais são que os períodos geológicos nos quais a Terra sofreu as transformações que permitiram com que a vida humana pudesse existir.

Assim podemos observar que Deus é o Criador, mas a evolução do ser humano e dos animais é decorrente do esforço e do transcorrer do tempo.

ISLAMISMO

Assim como no Cristianismo, o criacionismo islâmico crê que o universo foi criado diretamente por Deus, como é explicado no Alcorão.

 

Em geral, os muçulmanos aceitam as posições cientificas sobre a idade da Terra e do universo, mas acreditam que os humanos foram inseridos no mundo em uma data muito posterior a partir da criação da terra.

​

Diversas passagens do Alcorão estão sendo interpretadas por escritores modernos como compatíveis com a teoria evolucionista; entretanto, muitos países de maioria islâmica aboliram o uso de livros didáticos que contêm dados sobre o darwinismo.

MITOLOGIA IORUBÁ

A religião Iorubá é advinda das práticas religiosas e culturais do povo iorubá, nascidos na região da atual Nigéria, continente africano. A religião é berço de matrizes como o Candomblé e a Umbanda.

​

A mitologia iorubá segue uma vertente politeísta e criacionista. O deus supremo, Olorum, não aceita oferendas, pois tudo que existe e pode ser ofertado já lhe pertence na qualidade de criador de todas as coisas. Em uma das versões, o mesmo criou primeiramente todos os Orixás para usá-los como auxiliares na execução das tarefas relacionadas a criação e ao governo do mundo.

bottom of page